segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tropeços da terceira idade...

Hoje chego à pequena agência bancária localizada no campus da faculdade. É pequena mesmo, tanto que o caixa é o gerente. Já na porta contabilizo a fila, e constato a presença de uma senhora, bem de idade, no caixa, e um senhor muito distinto aparentando seus 60 e poucos anos aguardando a vez. E eu com pressa, pra variar.
Depois de um tempo conversando com a senhora, o caixa conseguiu fazê-la entender que aquele banco não aceita pagamento de conta de luz, por falta de convênio. Explicou-lhe uma, duas, e na terceira vez a senhora dispara:
- Ahnnnn, agora eu intchindi....
Que bom!, pensei eu, no melhor estilo "Pânico na TV", era hora da senhorinha se afastar e dar lugar ao próximo da fila, antes que eu começasse a requerer atendimento preferencial pra gestante. Se bem que não ia adiantar muito, já que idoso e gestante é tudo farinha do mesmo saco, quando o assunto é fila.
Depois de tentar puxar um dedin de prosa com o caixa, sem sucesso, saiu do guichê. Arrastava uma mochila infantil da Turma do Arrepio, com rodinhas. Não vi nenhuma criança perto. Será que a veinha é gentem como a gentem, que curte personagens infantis??
O curioso é que parou bem na única porta de saída da agência, e ficou ali, segurando a mochila de rodinhas em posição "start" olhando fixamente para o nada, estática, parada. Ficou assim por uns 3 minutos.
Aparece o segurança, tempos depois e pergunta se ela está com algum problema.
Acabou a gasolina, pensei. Só pode. Sorte que não pensei alto. Humor negro infeliz.
A senhora responde que não, agradece vagarosamente e sai caminhando e arrastando sua mochila kids...
Chegou a minha vez...

---*---

Entrando no estacionamento do supermercado, dirijo direto pra vaga de gestante. Fico frustrada por constatar que estava ocupada. De repente, desce uma senhorinha, cabeça branca feito um cotonete, trava a porta e vai em direção à porta.
Resolvi ir pela teoria do Jaque: já que ela parou na vaga de gestante, eu paro na de idoso. Agora estamos empatadas!
Mas fiquei durante algum tempo pensando se a veinha era meio cegueta, ou espaçozinha mesmo. Pois na vaga de gestante tem um símbolo bem grande pintado no chão simbolizando mulher grávida. Já na vaga de idoso também tem o símbolo correspondente. Mas como todos sabem, o símbolo do idoso representa um tchio corcunda segurando bengala, acho que a tchia achou a mulher barriguda fosse mais parecida com ela. Humor negro infeliz, parte II.
Quando voltei pro carro, fiquei esperando alguém me alertar que a vaga era de idoso. Tava com a resposta na ponta da língua. Mas economizei, né.

---*---

Tô perto de uma banca de pastéis e garapa aguardando. E observando o movimento, e imaginando quão saturada estava a gordura no tacho de fritar pastéis... De repente, um senhor de cabeça branca, aparentando quase 80 encosta no balcão e pede à atendente:
- Filha, vc pode me servir um guaraná? Estou com muita sede.
A atendente some na porta do freezer, e volta com uma lata e um copo na mão. Eu escuto o barulho do lacre da lata rompendo. Foi aí que o tchiozinho disparou, sozinho:
- Eu peço guaraná, ela me tráz cerveja. Agora que já abri vou ter que beber. Vc está vendo né (olhando pra mim) eu não quero beber, mas ela me persegue!!!
Caí na gargalhada... Não tinha o que fazer...

Um comentário:

  1. Ô bloguinho bom...Adoro seu jeito de escrever,desde os comentários no blog.
    Beijo!!

    ResponderExcluir